| DO RDA – KLEITON RENZO
Os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental dos municípios de Coari, Fonte Boa e Manicoré não sabem Português e Matemática. O alerta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), foi enviado, respectivamente, aos prefeitos Keitton Pinheiro, Gilberto Ferreira e Lúcio Flávio, com base nos resultados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2021).
Nos três municípios os alunos do 5° e 9° ano tiraram notas de 0 a 2 nas avaliações em Português e Matemática.
“O nível zero significa que os alunos não demonstram entendimento do conteúdo mais elementar, evidenciando prejuízos graves no desenvolvimento do aprendizado”, afirma o relatório do TCE-AM.
Leia mais: Coari e mais cinco prefeituras na mira do TCE por excesso de gastos com pessoal
Outro dado alarmante nos municípios é o baixo número de crianças alfabetizadas até o 2° ano do Ensino Fundamental.
No município de Fonte Boa, sob a prefeitura de Gilberto Ferreira, apenas 26,9% das crianças estão alfabetizadas. Muito abaixo da média nacional, conforme pesquisa Alfabetiza Brasil, que é de 56%.
Em Coari, na prefeitura de Keitton Pinheiro, a situação é praticamente igual. Por lá, somente 38,8% das crianças até o 2º estão alfabetizadas.
Na prefeitura de Lúcio Flávio, em Manicoré, apesar de próximo da média nacional, somente 51,8% das crianças estão alfabetizadas.