A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas informa que, diante dos lamentáveis fatos ocorridos no último domingo, foram tomadas as seguintes medidas a fim de intensificar as ações de segurança no âmbito da Instituição:
- Ampliação das rondas, por meio de motos e veículos, em toda a área do campus;
- Abordagem direta a pessoas com comportamentos suspeitos;
- Estreitamento do contato com a Polícia Militar de modo a facilitar a comunicação por telefone celular direto com comandantes, além da permanência de viaturas próximas ao campus;
A Administração Superior esclarece que não há registros de prisões na área do campus universitário de pessoas que tenham qualquer ligação com os eventos recentes e que a Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Segurança, realiza rondas diárias na floresta da UFAM e não há indícios de pessoas abrigadas no local. Portanto, as atividades da Instituição prosseguem normalmente em todos os turnos.
É importante ressaltar que, como já vem sendo orientado pelo setor de segurança da UFAM, é necessário que todos continuem a adotar medidas de segurança, evitando-se situações de risco, como: andar sozinho em locais desertos e sem iluminação e deixar celulares, computadores e outros objetos de valor à mostra.
Em caso de dúvidas sobre assuntos relativos à segurança dentro da Universidade, a comunidade pode acionar a Prefeitura do Campus para esclarecimentos, através dos telefones: (92) 99152-6980/(92) 99132-8271/(92) 3305-4210.
Por oportuno, a reitoria lamenta o fato de que pessoas se aproveitem da situação e espalhem para a comunidade acadêmica, de forma irresponsável, informações infundadas acerca do assunto.