Questionada pela Revista Cenarium, o instituto de pesquisas AtlasIntel não respondeu o motivo da exclusão do nome do deputado estadual e candidato a Prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), da pesquisa de opinião de intenções de votos realizado pela empresa e divulgado nesta quinta-feira (26).
On Line, o questionário de pesquisa quantitativa não apresenta opção aberta ao público para selecionar o candidato do União nas intenções de voto no segundo turno. Além disso, também deixou de mencionar Cidade em perguntas sobre plano de campanha e preparação para o mandato, diz a revista, como fez para os demais candidatos. Cidade aparece apenas como opção para o primeiro turno.
Leia mais: PF vai investigar autores de fake news contra Roberto Cidade pelo WhatsApp
O estudo está avaliado em R$ 35 mil, sob o número de identificação AM-02999/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A CENARIUM consultou a íntegra do questionário de pesquisa cadastrado no site do TSE. O documento também apontou a ausência do nome de Cidade em fases do levantamento. O questionário é o mesmo usado pela empresa nas plataformas digitais.
Leia mais: Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos
O último levantamento, divulgado pela AtlasIntel em julho deste ano, indicou empate triplo na disputa pela Prefeitura de Manaus, dentro da margem de erro de 3%, entre o prefeito David Almeida (Avante), e os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania). Naquele momento, o presidente da Aleam ocupava o 5º lugar nas intenções de voto para o cenário do primeiro turno.