A campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) durante o Carnaval, estará nesta quinta-feira (23) no Porto da Ceasa, de 8h às 11h, fazendo blitz, com distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Na sexta-feira (24), a blitz será na feira da Manaus Moderna, de 8h às 11h.
As atividades de conscientização e distribuição de preservativos durante o Carnaval estão sendo executadas pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs). O tema da campanha deste ano é “Neste Carnaval não esqueço minhas fantasias. Sem camisinha nem pensar!”.
A diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, explica que a programação segue até o dia 28, período em que deverão ser distribuídos cerca de 1,5 milhão de preservativos, na capital e no interior do estado. “O objetivo da campanha é estimular o uso do preservativo como meio de proteção, não apenas durante o Carnaval, mas o ano inteiro e em todas as relações sexuais”, afirmou.
Nas atividades desta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a Coordenação de DST/AIDS atuará em parceria com a Casa de Apoio Frei Mário e o Centro de Convivência Dom Jackson Damasceno. A parceria também será mantida nas ações durante os desfiles das escolas de samba do grupo de acesso e especial, sábado (24) e domingo (25), no Centro de Convenções Sambódromo. No domingo, terá também blitz preventiva na barreira da BR 174, de 8h às 11h. A campanha encerrará na Terça-feira Gorda (28), com distribuição de preservativos na banda do Galo, na avenida das Torres.
A coordenadora estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, destaca que as atividades em Manaus são realizadas através de blitz e, além das camisinhas para o público masculino, estão também sendo distribuídos preservativos femininos e gel lubrificante. As ações são desenvolvidas nas principais bandas e blocos carnavalescos, desfiles das escolas de samba e em pontos estratégicos da cidade, como é o caso do porto da Manaus Moderna, Ceasa e Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Fundação Alfredo da Matta (FUAM).
Entre as organizações parceiras da campanha estão o Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), FUAM, Rede Amizade & Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e Fórum OSC/Aids.