Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Brasil»Congresso aprova PL de Sidney Leite que exige biometria para consignado e proíbe desconto associativo no INSS
    INSS
    Senado aprova PL que proíbe descontos associativos nos benefícios do INSS, mesmo com autorização. Texto segue para sanção do presidente Lula. (Foto/Divulgação)
    Brasil

    Congresso aprova PL de Sidney Leite que exige biometria para consignado e proíbe desconto associativo no INSS

    14 de novembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), em regime de urgência, o projeto de lei que proíbe descontos relativos a mensalidades associativas nos benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com autorização do beneficiário. A proposta é originária do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Sidney Leite (PSD), que comemorou a aprovação do texto pelos senadores.

    O PL 1.546/2024 será agora encaminhado à sanção do presidente Lula. Integrante da CPMI que apura desvios no INSS, Sidney Leite disse que a nova lei visa coibir fraudes em descontos associativos e empréstimos consignados não autorizados. Ele lembrou que aposentados e pensionistas vinham sendo alvos tanto de associações quanto de instituições financeiras que, em alguns casos, realizavam empréstimos ou renegociações sem o conhecimento do usuário, com cobranças de juros elevadas.

    @kleiton.renzo

    Com a aprovação da proposta, os descontos associativos não poderão mais ser aplicados e o uso da biometria passará a ser exigido para novas contratações de crédito consignado, mecanismo que, segundo Sidney Leite, busca reduzir práticas fraudulentas.

    O deputado do Amazonas classificou o projeto como um “duro golpe” contra grupos envolvidos em irregularidades e pediu, em suas redes sociais, que aposentados e familiares compartilhem informações sobre as mudanças.

    “A partir de agora, nós não teremos mais desconto associativo via INSS. E, para fazer o empréstimo consignado, haverá a necessidade da biometria, barrando a roubalheira também dos bancos, que é um roubo muito grande. Esse projeto de lei de minha autoria é um duro golpe contra essas quadrilhas e esse crime organizado, tanto das associações quanto dos bancos, que estão envolvidos também em corrupção de empréstimos consignados, com desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas”, enfatizou o parlamentar.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Secretário de Cultura de Iranduba intimida equipe de reportagem durante entrevista com prefeito

    Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir STF

    Equipe Urutau AeroDesign da UEA conquista 3º lugar em competição nacional

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.