| DO RDA – MICHELLE PORTELA
O turismo no Amazonas cresceu 28% no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas as entradas de 12.688 e 16.311 visitantes, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional), durante o Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro.
Em todo o ano de 2023, entraram pelas fronteiras do Amazonas um total de 24.072 turistas, sem contabilizar os turistas que entraram por outros estados e incluíram o Amazonas em seus roteiros. Em 2022, foram 14,3 mil turistas. Ao menos 58% destas visitas foram em busca de lazer, 13% para negócios, 17% em grupos de viagem sem objetivos específicos, e outros 10% para visitar a família.
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Por via aérea, o Amazonas recebeu turistas principalmente dos Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Portugal no primeiro semestre deste ano.
Os principais aeroportos de origem foram São Paulo (71,8%), Rio de Janeiro (10,1%) e Brasília (6,9%). Entre as informações divulgadas está o fato de que apenas 8% dos passageiros encontram voos diretos. A maior parte, 55,10% viajou fazendo uma escala e outros 36,8%, duas ou mais conexões.
ESTRATÉGIA
O cenário de acesso ao turismo na Amazônia pode melhorar com as estratégias anunciadas nesta semana pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante o Salão Nacional do Turismo. A agência formalizou parceria com representantes estaduais de turismo da Região Norte para criar o grupo Rotas Amazônicas Integradas (RAI), para a promoção do turismo na Amazônia com estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação.
Os principais destinos serão Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Durante o salão, Freixo afirmou que a promoção internacional da Amazônia é uma prioridade do governo federal em 2024 e que o turismo é um dos modelos econômicos de desenvolvimento que pode garantir a prosperidade da região e a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
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“Temos uma prioridade hoje, uma missão dada pelo presidente Lula, que é olhar a Região Norte, olhar a Amazônia, e fazer com que o turismo seja um instrumento fundamental de geração de emprego e renda”, disse.
Freixo destacou a retomada do turismo como fator para a captação de novos investimentos. “Aproveitando os nossos números, o nosso recorde no primeiro quadrimestre de 2024, o valor das entradas de divisas internacionais no turismo que teve o melhor resultado da série histórica, vamos pensar na Amazônia como eixo das nossas ações. O presidente Lula nos cobrou um trabalho de promoção turística na região e a gente quer que, não só o Brasil visite a Amazônia, mas que o mundo venha visitar a Amazônia e nos ajude a preservar essa região”, declarou.
Com foco exclusivamente à ampliação e a promoção do turismo de base comunitária e de natureza na região, a agência apresentou ao Sebrae Nacional 54 sugestões que trazem a Amazônia como centro de destino turístico.
De acordo com a Embratur, entre as iniciativas, estão os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com empresários da região amazônica; observatórios regionais com dados sobre empregos, visitação, ocupação hoteleira e origem dos turistas; acordo entre a Agência e a Latam com a intenção de ampliar a conectividade aérea para a Amazônia e conteúdo sobre a região nos voos, e um acordo com a Caixa para a criação de um Fundo Constitucional para promover o turismo de base comunitária na região amazônica.