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    Home»Destaque»Em 2025, Manaus já destinou mais de R$ 155 milhões para comunicação: “jornalistas precisam se sustentar”, diz vice prefeito
    Manaus
    Prefeitura de Manaus destina R$ 155,8 milhões à comunicação em 2025, valor 50 vezes maior que o previsto para acolhimento infantil. ( João Viana/Semcom)
    Destaque

    Em 2025, Manaus já destinou mais de R$ 155 milhões para comunicação: “jornalistas precisam se sustentar”, diz vice prefeito

    24 de outubro de 2025
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    MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus destinou neste ano, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, R$ 155,8 milhões para comunicação institucional, mais de 50 vezes o valor de R$ 3 milhões previsto para o acolhimento de crianças e adolescentes na cidade. Questionado sobre a disparidade pela jornalista Cynthia Blink, da Blink TV, o prefeito em exercício, Renato Júnior, afirmou que “jornalista precisa sustentar sua família”.

    A declaração ocorreu durante inauguração de uma quadra no bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus (AM), na segunda-feira, 20, onde Renato Júnior tentou justificou o investimento milionário. No diálogo, registrado em vídeo, ele parece se irritar com a insistência da jornalista em saber o motivo da diferença orçamentária.

    @kleiton.renzo

    “Sobre gastar mais ou gastar menos com comunicação, fala muito sobre a quantidade de jornalistas como você, que nós temos hoje, que precisam sustentar suas famílias, que precisam noticiar, que precisam se comunicar”, disse Renato Júnior.

    Durante a entrevista, Renato Júnior também afirmou que a comunicação é prioridade na gestão, justificando o alto volume de repasses à área. “A prioridade, a comunicação, na nossa gestão, jornalista e meio de comunicação, eles são prioridade sim. Por isso que nós estamos pagando a mais para eles“, declarou também.

    A CENARIUM questionou a Secretaria de Comunicação Municipal (Semcom) a respeito da justificativa técnica e orçamentária para a previsão de gasto tão elevado em comunicação, em comparação ao reservado para acolhimento crianças e adolescentes. Até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

    Disparidade

    De acordo com o PLOA de 2025, a Prefeitura de Manaus prevê R$ 155,8 milhões para gastos com comunicação institucional, valor total destinado à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O documento pode ser consultado no portal da Câmara Municipal de Manaus, neste link.

    Valor destinado à Secom na PLOA 2025 (Reprodução/CMM)

    Em contraste, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) apontou que o orçamento para acolhimento institucional de crianças e adolescentes — serviços de alta complexidade da assistência social — é manifestamente insuficiente, chegando a apenas R$ 3 milhões, conforme apurado na Recomendação nº 0001/2025/28PJ.

    Na semana passada, MP-AM cobrou da prefeitura o cumprimento do princípio da prioridade absoluta previsto no artigo 227 da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinando que crianças e adolescentes devem ter precedência nas políticas públicas e no orçamento.

    Na prática, Manaus gasta mais de 50 vezes o valor destinado ao acolhimento institucional apenas com publicidade e comunicação. O órgão ministerial comparou o orçamento ao de Porto Alegre (RS), que destina R$ 12,7 milhões, e Betim (MG), com R$ 11,5 milhões destinados para a mesma política, valores superiores proporcionalmente ao orçamento de Manaus.

    Maiores gastos por habitante do País

    A gestão do prefeito David Almeida (Avante) lidera o ranking nacional de gastos com publicidade institucional por habitante, conforme levantamento “Confere a Conta”, divulgado pelo blog do jornalista Manoel Medeiros.

    Entre janeiro e julho de 2025, a Prefeitura de Manaus destinou R$ 47,46 por morador à publicidade institucional, valor significativamente maior que o de cidades como São Paulo, que investiu R$ 9,82 por habitante no mesmo período, segundo os dados compilados pelo profissional.

    Outras administrações com altos gastos incluem o Governo do Distrito Federal (R$ 37,71) e a Prefeitura do Recife (R$ 35,06). Em contrapartida, governos como o de Minas Gerais e São Paulo apresentaram gastos muito inferiores, de R$ 2,74 e R$ 1,24 por habitante, respectivamente.

    Considerando a população estimada de Manaus, de 2,3 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), a prefeitura pode ter repassado cerca de R$ 97,9 milhões para publicidade institucional apenas no primeiro semestre de 2025. Esse montante coloca Manaus entre os entes federativos que mais gastam por cidadão, enquanto a maioria dos Estados e municípios analisados destina menos de R$ 11,50 per capita para esse fim.

    Repasses milionários

    Em 2024, ano em que o prefeito David Almeida (Avante) foi reeleito, a Semcom, que administra a maior parte do dinheiro da máquina de publicidade e propaganda da Prefeitura de Manaus, fez pagamentos de R$ 97,8 milhões, valor 1,7 mil vezes maior do que os R$ 57,4 mil dos pagamentos para o Fundo Municipal de Habitação, feitos pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).

    O caso somou-se a uma série de matérias que expuseram recordes históricos de gastos com publicidade e propaganda durante a atual gestão. De acordo com reportagem do portal D24AM, a Semcom ultrapassou R$ 600 milhões em contratos firmados entre 2021 e 2024, envolvendo blogs, rádios, TVs e campanhas de impulsionamento digital.

    Dinheiro para agências

    Durante os dois mandatos do prefeito David Almeida, a gestão municipal firmou contratos com agências de comunicação para serviços de publicidade e marketing digital nos últimos anos. Entre as principais empresas contratadas estiveram a Thera Publicidade, a iMarketing e a Casa da Digital.

    Em novembro de 2022, a Thera Publicidade renovou contrato de R$ 22,5 milhões com a Prefeitura de Manaus para prestação de serviços de publicidade, por intermédio de agência de propaganda. Em 2024, a Agência de Interatividade e Marketing Ltda – iMarketing venceu a Licitação 001/2024, de março, para prestar serviços de planejamento, desenvolvimento e execução de soluções de comunicação digital à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) por até R$ 19 milhões ao ano.

    Em abril de 2025, a Prefeitura renovou o contrato com a iMarketing, mantendo o valor anual de R$ 19 milhões.

    VI REVISTA CENARIUM

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