O Rio Negro em Manaus está a 1,60 metros para atingir da seca histórica de 2023, de acordo com o Porto de Manaus, nesta terça-feira (24).Atualmente, Manaus está em situação de emergência por conta da seca do rio. A praia da Ponta Negra, já foi interditada para banho, devido ao baixo nível do rio.
Leia mais: Festival de Cultura agita o Shopping Ponta Negra neste fim de semana, com shows de André Vaz e Felipe Jr
O rio está medindo 14,30 metros, no ano passado nesta mesma data o rio negro media 15,88 metros, uma diferença de 1,58 metros de diferença. A vazante do Rio Negro ultrapassou a anterior de 2010 no dia 16 de outubro de 2023, quando o rio chegou a 13,59 metros, segundo dados do Porto de Manaus. O menor nível já atingido foi de 12,70 metros registrado no dia 26 de outubro.
Em frente à cidade de Manaus, bancos de areia estão surgindo no meio do rio, e a expectativa anunciada por órgãos ambientais é que, em 2024, o Amazonas tenha uma seca severa da mesma forma ou até pior que o estado viveu no ano passado.
Leia mais: Defesa Civil do AM antecipa planejamento para atender municípios atingidos pela cheia dos rios
Com a seca tendo atingindo seu pico na primeira quinzena de outubro de 2023, a secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, explica que a expectativa é que o ápice neste ano seja anterior a esta data. “Para este ano, a previsão é que o ponto mais baixo seja alcançado antes dessa data, antecipando-se em relação ao ano passado”, disse o especialista.