Experiências realizadas em outras capitais brasileiras serão apresentadas no evento. O aplicativo “Cadê meu Ônibus” também será lançado
No próximo dia 6 de dezembro, será realizada a 2ª edição do Seminário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Com o tema “Tecnologias e Sistema de Transporte”, o evento trará para o debate, principalmente, a retirada do pagamento em dinheiro dentro dos coletivos.
O seminário terá presença de palestrantes especialistas em transporte coletivo. Entre eles, o procurador de justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Aroldo Lima, que fez parte da implantação do plano de ação que retirou o pagamento em dinheiro nas catracas dos coletivos da referida capital. Além dele, estarão presentes a gerente de mobilidade urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Eunice Horácio, e o diretor do Consórcio da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) de Goiânia, Leomar Avelino.
“Neste evento, vamos abordar dois assuntos muito importantes para a melhoria na qualidade do transporte em Manaus, que são as tecnologias e os sistemas de transporte. Vamos debater também a retirada do pagamento em dinheiro nas catracas. Por isso, estamos trazendo especialistas de outros estados, que já implantaram essas medidas, para explicar como funciona o processo”, explica o presidente do Sinetram, Carmine Furletti.
Além da retirada do pagamento em dinheiro, serão abordados temas como a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) e tecnologia embarcada. O evento será realizado no Salão Nobre do Studio 5, zona Sul.
Aplicativo
Durante o evento, será lançado o aplicativo “Cadê meu Ônibus”, desenvolvido pelo Sinetram para ajudar os usuários do sistema de transporte coletivo a saberem os horários e as rotas de suas linhas.