Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Integridade, reforçando a transparência no serviço público
    Governador
    Governador: Na ocasião, Sistema de Auditoria Governamental Interna foi lançado para aprimorar processos de trabalho das auditorias (Diego Peres/Secom)
    Amazonas

    Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Integridade, reforçando a transparência no serviço público

    25 de março de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (24/03), o Plano Estadual de Integridade, reforçando a governança pública e transparência no serviço público por meio de diretrizes estabelecidas pela iniciativa. Na ocasião, foi lançado um sistema para aprimorar os processos de trabalho das auditorias, o Sistema de Auditoria Governamental Interna, um marco para o sistema de controle interno do Amazonas.

    “Quando assumimos em 2019 começamos a implementar as ações da Controladoria Geral do Estado (CGE) e enfrentamos muitos desafios. O fato é que o Amazonas tem avançado mesmo com essas dificuldades e garantido transparência nos processos, ampliando essa escuta ao cidadão, quando ampliamos a Ouvidoria para boa parte das secretarias do estado, principalmente aquelas que são muito demandadas pela população como educação, saúde e segurança pública”, destacou o governador Wilson Lima.

    @kleiton.renzo

    Veja também: Moraes lê relatório e PGR reforça que Bolsonaro buscou manter poder

    O Plano Estadual de Integridade está previsto no Decreto Estadual n.º 50.868/2024, estabelecendo diretrizes para adoção de princípios éticos e normas de conduta no serviço público, promovendo uma cultura organizacional baseada na ética e na responsabilidade. Entre as ações previstas no plano está a criação de normas de conduta, treinamentos para servidores, auditorias e monitoramento de processos internos.

    “O Programa Estadual de Integridade é um passo importante do Governo do Amazonas na promoção da ética no serviço público. A ideia é criar canais de monitoramento de todo o funcionamento da administração pública do Estado. Com isso, teremos um sistema mais coeso e ético”, destacou o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

    Sistema de Auditoria

    Na ocasião, o Governo do Amazonas lançou o Sistema de Auditoria Governamental Interna. Chamado de Apoena, palavra de origem Tupi-Guarani que significa “aquele que vê ou vai mais longe”, o novo sistema vai melhorar a qualidade e agilidade das auditorias, alinhado às normas internacionais de auditoria interna. O sistema permitirá, ainda, aprimorar os controles internos, resultando em avanços nas políticas públicas.

    Durante o evento, o governador Wilson Lima destacou os avanços do Amazonas em transparência pública, como a integração dos canais ao sistema Fala.BR. O Fala.Br é uma plataforma que permite que o cidadão registre reclamação, sugestão, denúncia, elogio e solicitação. Por meio do sistema o cidadão pode cobrar providências quanto aos serviços públicos.

    O governador relembrou ainda que pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Amazonas conquistou o Selo de Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ao cumprir 96,69% dos requisitos. Dessa forma, ocupando o 5º lugar no ranking nacional em relação a outros governos de estados e o 3º lugar na região Norte. Um dos principais destaques para conquistar a classificação Diamante é o cumprimento integral de 100% dos requisitos essenciais e de 95% dos requisitos obrigatórios e recomendados.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    David tira primeiras “férias” desde viagem polêmica ao Caribe e Renato assume Prefeitura

    Revista de Manaus, Cenarium leva experiência da Amazônia ao maior congresso de jornalismo investigativo do Brasil

    Lula: governo vai recorrer à OMC contra tarifas dos Estados Unidos

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.