
| DO RDA – KLEITON RENZO
As duas últimas pesquisas de intenções de voto IPEN e ACTION liberadas de ontem pra hoje deram fôlego para a pré-campanha do presidente da Assembleia (ALE-AM), Roberto Cidade (UB), ao mostrar um cenário de consolidação do 3º lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus.
Cidade, inclusive, ultrapassou o deputado federal Alberto Neto (PL), que vinha se mantendo nessa posição nas últimas pesquisas divulgadas.
Leia mais: ACTION: David em 1º, Amom em 2º e Cidade em 3º
Eu conversei com pessoas de dentro da campanha de Cidade e o clima é de otimismo porque mostra que as movimentações do grupo de apoio vinculado ao governador Wilson Lima (UB) está conseguindo migrar votos.
Na semana passada, Roberto Cidade, fez circular uma foto ao lado de deputados, vereadores e agentes políticos da base de Wilson Lima. Naquela ocasião ele já tinha conhecimento dos números fechados pelas duas pesquisas e da sua mudança de posição. “Cidade está otimista. O cenário é de crescimento”, avalia a fonte do RDA.

NÚMEROS
No trabalho do IPEN, divulgado na segunda-feira (24), Roberto Cidade teve resultados positivos nas pesquisas estimulada (quando os pesquisados apresentam os nomes e fotos dos candidatos) e espontânea (quando o eleitor diz um nome sem ajuda do pesquisador).
Na estimulada do IPEN, Cidade teve 9,3% das intenções de voto enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto marcou 6,1%. Na espontânea, Cidade teve 5,3% e Alberto Neto, 2,2%.
Já na pesquisa ACTION liberada nesta terça-feira (25) mostram Cidade mantendo a terceira posição tanto na estimulada quanto na espontânea.
Na estimulada da ACTION, Cidade teve 12,9% das intenções de voto enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto marcou 10,4%. Na espontânea, Cidade teve 4,7% e Alberto Neto, 3,8%.
ANÁLISE
Para a REVISTA CENARIUM o analista político Afrânio Soares, do Instituto Action, se a pesquisa indica crescendo de um candidato é sobre direta queda de outro.
“No caso do Roberto Cidade e do Amom, a performance deles, a meu ver, está bem interessante porque o Amom já está em campanha há muito tempo, desde o ano passado, e o Roberto Cidade está há menos tempo, desde, vamos colocar, outubro do ano passado (…) se ele continuar subindo, alguém vai ter que descer, então ele pode estar disputando uma vaga no segundo turno, é perfeitamente razoável acreditar nisso“, disse Afrânio.
Veja as pesquisas na íntegra:


