A Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) realizará manifestação, no dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 12h, no Salão Nobre do Fórum Henoch Reis, para protestar contra projetos que estão sendo articulados no Congresso Nacional, como a anistia ao caixa 2 e a criminalização da atuação processual de juízes e procuradores, entre outros. A mobilização acontecerá concomitantemente em todo o país.
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, divulgou, na sexta-feira (25), carta a todos os associados convocando a magistratura e o Ministério Público para participarem de um ato público, no salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o juiz Cássio André Borges dos Santos, presidente da Amazon, esse é um momento decisivo para que o enfraquecimento da autonomia e das prerrogativas das carreiras do Judiciário seja evitado. Ainda segundo o magistrado, os interesses defendidos vão além de questões associativas, pois são questões essenciais para o Brasil, para a República e, claro, para a democracia.
“Se aprovadas, da forma como estão sendo apresentadas, as proposituras ferem de morte a magistratura brasileira. A situação que temos acompanhado no Congresso Nacional é muito grave. Existe uma série de ações orquestradas que quer cercear a atuação do Poder Judiciário”, afirmou Cássio Borges.