A Justiça Eleitoral da 59ª Zona Eleitoral, em Manaus, determinou que o influenciador digital Will Robson exclua postagens no Instagram que veiculam informações falsas sobre o candidato à Prefeitura de Manaus, Alberto Neto, deputado federal, que disputa as eleições contra o atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante).
Leia mais: Voto de esquerda pode definir eleições num segundo turno formado pela direita em Manaus?
Com mais de 688 mil seguidores, o influenciador Robson publicou conteúdos que alegam que Neto destinou apenas 1,5% de emendas parlamentares para o Amazonas e que teria votado contra a Zona Franca de Manaus, em debates e decisões na Câmara dos Deputados.
Leia mais: TSE aprova envio de tropas federais para Manaus no segundo turno
As alegações são semelhantes às usadas pelo atual prefeito David Almeida para criticar o candidato, sobre falsas informações divulgadas por meio de redes sociais.
Na decisão de urgência da Justiça Eleitoral assinada nesta quinta-feira (24), o juiz eleitoral Jean Carlos Pimentel dos Santos afirmou que as provas apresentadas evidenciam que as afirmações de Robson “não correspondem à realidade”, destacando o potencial dano das publicações devido à proximidade do segundo turno.
Leia mais: MPE apura suspeita de abuso de poder político por David e secretário de Habitação
Além da remoção imediata das postagens, o influenciador está proibido de divulgar novas alegações falsas em qualquer meio, como redes socais ou não. Em caso de descumprimento, ele poderá ser multado em R$ 50 mil e ter a conta do Instagram suspensa até o dia seguinte ao segundo turno.
Leia mais: Censura: juiz atende pedido de David Almeida e tira Radar Amazônico do ar
A Justiça também enviará uma cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para investigar a conduta de Robson, conforme previsto no artigo 347 do Código Eleitoral.
Veja a decisão: