Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Destaque»Justiça suspende por 30 dias processo sobre tarifa de ônibus em Manaus
    A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17) durante audiência de conciliação presidida pela juíza Etelvina Lobo Braga (Foto: Raphael Alves)
    Destaque

    Justiça suspende por 30 dias processo sobre tarifa de ônibus em Manaus

    17 de março de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A 3.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus decidiu suspender por até 30 dias o processo que discute o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17) durante audiência de conciliação presidida pela juíza Etelvina Lobo Braga. O objetivo da suspensão é permitir a realização de uma reunião técnica para detalhar as propostas apresentadas na audiência anterior, ocorrida no dia 13 de março.

    A ação civil pública que trata da tarifa do transporte coletivo (Processo n.º 0039516-75.2025.8.04.1000) foi movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), representado pelos promotores Sheyla Andrade e Edinaldo Medeiros. Os representantes da Prefeitura de Manaus no processo são o procurador Rafael Bertazzo e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores.

    @kleiton.renzo

    Reunião técnica e análise detalhada

    Durante a audiência, o MP-AM sugeriu que a Prefeitura de Manaus esclareça pontos das cláusulas do possível acordo antes de apresentá-lo ao Judiciário para homologação. “Temos de analisar e levar à juíza os custos reais para subsidiar a decisão”, afirmou o promotor Edinaldo Medeiros.

    Entre os temas debatidos na sessão, destacaram-se a transparência dos dados do sistema de transporte, a renovação da frota e o acesso a informações dos usuários cadastrados no CadÚnico. Além disso, a segurança dentro dos ônibus foi apontada como um fator crucial para a manutenção do serviço.

    Segurança no transporte público em debate

    A juíza Etelvina Lobo Braga enfatizou a importância da segurança dentro dos coletivos, destacando que a falta de proteção aos passageiros impacta diretamente na redução do uso do transporte público. Segundo a magistrada, esse cenário leva ao aumento da circulação de motocicletas na cidade, o que contribui para o crescimento do número de acidentes de trânsito e sobrecarrega o sistema de saúde pública.

    Com a suspensão do processo por até 30 dias, a expectativa é que os esclarecimentos técnicos auxiliem na definição do futuro da tarifa do transporte coletivo em Manaus. Após esse prazo, a Justiça avaliará as informações e decidirá sobre a possível homologação do acordo entre as partes.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Nova medicina do cuidado ganha força no Amazonas

    Etapa Norte do Powerlifting reúne atletas amazonenses rumo ao Mundial

    Organizações sociais propõem plano para investimentos na Amazônia

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.