MANAUS (AM) – Quase 100% da população em Manaus e no Amazonas não sabe informar quem comanda a Câmara Municipal de Manaus (CMM) da capital e nem a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), respectivamente. As informações constam em dois levantamentos do instituto Perspectiva Pesquisa e Opinião, divulgados nessa terça-feira, 18.
As casas legislativas são órgãos do Poder Legislativo que têm a função de legislar e fiscalizar. A CMM é composta por 41 vereadores, enquanto a Aleam é composta por 24 deputados estaduais. A primeira é presidida por Roberto Cidade (União Brasil), e a segunda, por David Reis (Avante).
Na pesquisa sobre a percepção do eleitorado em relação às atividades da CMM, foram ouvidas 1.107 pessoas, em 61 bairros da capital amazonense. À pergunta: “O (a) Sr(a) sabe dizer quem é o atual presidente da Câmara Municipal de Manaus?“, 79,8% dos entrevistados não souberam responder. Outros 3,4% mencionaram o nome do vereador David Reis, e 16,8% erraram ao falar outro nome
.

Na pesquisa referente à Aleam, 81,1% dos 2 mil entrevistados, em 61 cidades do Estado, também não souberem responder quem é o presidente da Casa Legislativa. Os que responderam o nome de Roberto Cidade foram 6,8%, e 12,1% erraram ao falar outro nome.

Atuação dos parlamentares
A pesquisa também considerou a atuação dos vereadores e deputados. Na CMM, a maioria da população considerou a atuação nem boa, nem ruim, enquanto na assembleia 25,1% consideraram ruim.
Na CMM, a atuação dos vereadores foi considerada da seguinte forma: muito boa (2,7%); boa (15,2%); nem boa, nem ruim (30%); ruim (27%); muito ruim (22,1%); e não sabe/não opinou (3%).

Na Aleam: muito ruim (3,1%); boa (17,7%); nem boa, nem ruim (23,4%); ruim (25,1%); muito ruim (19%); e não sabe, não opinou (11,7%).

O analista político Afrânio Soares observa que, no caso da CMM, David Reis foi eleito presidente da Casa há pouco tempo, o que pode explicar a falta de conhecimento da população. Ele cita, no entanto, que o eleitor tem um desinteresse pela política, isso inclui as ações do Poder Legislativo.
“O eleitor pouco acompanha e, em muitos casos, sequer sabe o que faz o Poder Legislativo. Este desinteresse provoca um distanciamento natural da maioria, ainda mais em um ano não eleitoral“, discorre.

Quanto à Aleam, a baixa porcentagem não surpreendeu o analista, considerando que a pesquisa foi realizada também em outros 61 municípios do Estado, além da capital, onde Roberto Cidade foi candidato à Prefeitura de Manaus, em 2024.
“Apesar da empresa não ter apresentado cruzamento dos resultados, certamente o nível de desconhecimento no interior é bem maior do que na capital, onde o presidente Roberto Cidade foi candidato à prefeitura, divulgando sua condição de presidente da Aleam ao longo da campanha. Portanto, o resultado do interior, a meu ver, foi o responsável pela elevação deste índice“, concluiu
.

VIA REVISTA CENARIUM