A advogada eleitoral Maria Benigno foi nomeada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe de advogados, como juíza substituta, no biênio 2024-2026. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (15), conforme decreto que preenche a vaga deixada pelo término do mandato do advogado Pedro de Araújo Ribeiro.
A publicação consta no Diário Oficial da União desta terça-feira (16). A data da posse ainda será anunciada pelo presidente do TRE-AM, desembargador João Abdala Simões. A nomeação segue os trâmites constitucionais previstos no art. 84 e art. 120 da Constituição Federal, de acordo com informações da ascom do site.
Leia mais: Advogada Maria Benigno é a mais votada para compor lista tríplice do TRE-AM
Maria Benigno substituirá o advogado Pedro de Araújo Ribeiro, após participar de eleição entre o colegiado, foi a mais votada para compor o TRE-AM como juíza substituta, tendo recebido 20 votos pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Leia mais:
Os outros dois da lista tríplice encaminhada ao presidente foram o advogado Fábio Nunes Bandeira de Melo (16 votos) e a advogada Adriana Lo Presti Mendonça (13 votos). A lista foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi mais uma vez aprovada, sendo finalmente apresentada ao presidente Lula.