O professor e especialista em trânsito, Mário Ricardo Carvalho, falou sobre os dados de óbitos no trânsito e mesmo com a queda nos números, o cenário ainda está distante do ideal e que ainda falta mais conscientização ao volante. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) revelou que, em 2025, o trânsito de Manaus teve 245 vidas perdidas, número que representa uma redução superior a 20% em comparação com o ano de 2024, quando foram contabilizadas 309 mortes.
Para o professor e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho, os números mostram que o caminho adotado começa a dar resultados, mas precisa ser fortalecido.
“A redução de mais de 20% nas mortes no trânsito é significativa e demonstra que políticas públicas e ações de fiscalização têm impacto direto na preservação de vidas. No entanto, não podemos tratar esse resultado como suficiente, é preciso sempre ter atenção inclusive aos motociclistas”, destaca o especialista.
Segundo ele, o enfrentamento da violência no trânsito vai além da atuação dos órgãos competentes e depende do envolvimento de toda a sociedade.
“A mudança real acontece quando há consciência coletiva. A família tem um papel fundamental na formação de condutores mais responsáveis, desde a educação básica até o reforço diário de valores como respeito às leis e à vida”, afirma Mário Ricardo Carvalho.
Nesse contexto, a prudência ao volante se consolida como um dos principais fatores para a redução de acidentes e mortes no trânsito. Atitudes simples, como respeitar os limites de velocidade, não utilizar o celular enquanto dirige, obedecer à sinalização, manter distância segura entre os veículos e nunca dirigir sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas, fazem toda a diferença na preservação de vidas.
Mais do que cumprir regras, ser prudente no trânsito é um exercício diário de empatia e responsabilidade social. Cada escolha feita ao volante impacta não apenas o condutor, mas também passageiros, pedestres, ciclistas e toda a coletividade. A pressa, a imprudência e o desrespeito às normas continuam entre os principais fatores de sinistros graves nas vias urbanas.
Quem é Mário Ricardo Carvalho
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, escritor, pesquisador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “O Preço da Imprudência ”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
É autor do livro “Logística reversa e coleta seletiva do Lixo”, com foco em educação ambiental e educação de trânsito.
Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM e apresentador do Programa Desacelera Manaus, todo sábado na rádio Rio Mar FM.
O professor e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho está disponível para entrevistas sobre segurança viária, comportamento no trânsito, educação e estratégias de prevenção de acidentes.


