Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Opera+: Hospital Delphina Aziz dá início à realização da cirurgia de catarata
    Amazonas

    Opera+: Hospital Delphina Aziz dá início à realização da cirurgia de catarata

    25 de fevereiro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Hospital Delphina Aziz deu início, nesta semana, à realização da cirurgia de facectomia, mais conhecida como cirurgia de catarata. O procedimento consiste na remoção do cristalino opaco e substituição por um cristalino artificial, conhecido como lente intraocular. Os pacientes regulados, encaminhados pelo Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), estão sendo atendidos na unidade desde segunda-feira (21/02).

    “A ampliação da oferta das cirurgias de catarata no Delphina Aziz, que possui estrutura e tecnologia de ponta para realizar os procedimentos, é uma determinação do governador Wilson Lima. A unidade oferece todo o suporte ao paciente, desde a solicitação do exame até o acompanhamento pós operatório”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

    @kleiton.renzo

    O principal sintoma da doença é a dificuldade para enxergar com nitidez, por isso a necessidade da substituição do cristalino, pois o agravamento do quadro leva a pessoa a enxergar apenas vultos. O diagnóstico da catarata é feito por um oftalmologista, mediante exames minuciosos, por meio dos quais se verifica se o cristalino possui alguma lesão, por exemplo, a aparência de véu esbranquiçado nos olhos.

    Cirurgia

    O procedimento faz parte do Opera+, projeto do programa Saúde Amazonas, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Saúde (SES-AM), que vai atender pacientes regulados, encaminhados por meio da Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

    De acordo com o diretor técnico do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), Leandro Moura, a realização do procedimento no hospital é feita de maneira completa, iniciando com a consulta oftalmológica e, posteriormente, encaminhamento para o procedimento cirúrgico.

    “Recebemos os pacientes e, após avaliação com o oftalmologista, eles são encaminhados para os procedimentos cirúrgicos. Quando a cirurgia é agendada, nossa equipe faz o contato telefônico com o paciente, passando a data do agendamento e as orientações necessárias. Por esse motivo é importante que o paciente ao vir para a consulta, informe um número de telefone para que possamos fazer esse contato”, orientou.

    O diretor explica ainda que, apesar do procedimento ser simples e sem riscos, o paciente passa por uma nova triagem no dia da cirurgia e, estando tudo certo, ele realiza o procedimento, do contrário, ele passa por avaliação médica para sanar aquela alteração e, posteriormente é agendada uma nova data para a realização do procedimento.

    “Nós priorizamos o atendimento humanizado, dando a atenção que o paciente necessita. Quando o paciente chega para realizar o procedimento de facectomia e está por exemplo com a PA (Pressão Arterial) alta, esse paciente passa com um médico, que avalia e tenta estabilizar o quadro. Com a pressão estabilizada o procedimento acontece, do contrário fazemos o acompanhamento desse paciente até tudo normalizar e reagendamos o procedimento dele”.

    O diretor executivo do CHZN, José Luiz Gasparini, avalia a oferta de mais essa especialização como um ganho para a população, de acordo com ele, o avanço da vacinação possibilitou o início do procedimento.

    “A pandemia foi um evento que prejudicou o início de muitos projetos aqui no Delphina Aziz, porém com o avanço da vacinação e a estrutura que temos, foi possível darmos início aos procedimentos da cirurgia de catarata”.

    Complexo 

    O Complexo Hospitalar Zona Norte está sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desde abril de 2019, o Complexo é formado por duas principais unidades de saúde da capital amazonense, o Hospital Delphina Aziz, que é referência para tratamento da Covid-19, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.

    FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM e Aleandra Cruz

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Advogados têm candidaturas barradas para vaga do Quinto Constitucional no AM

    Prefeitura de Manacapuru entra na mira do TCE por supostas irregularidades na reconstrução do Porto Terra Preta

    Em Belém para COP30, Wilson Lima anuncia banca organizadora do concurso da Sema

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.