Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Orquestra Barroca do Amazonas lança 4º CD durante concerto na Academia Amazonense de Letras
    Amazonas

    Orquestra Barroca do Amazonas lança 4º CD durante concerto na Academia Amazonense de Letras

    6 de dezembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O quarto CD da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), orquestra da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será lançado no próximo sábado, dia 10, a partir das 18h. O evento será realizado durante a série de concertos da Academia Amazonense de Letras (AAL), localizada na Rua Ramos Ferreira, Nº. 1003, Centro. A apresentação será gratuita.

    O CD reúne obras orquestrais e camerísticas de diversos autores, como Haydn, Piccinni, Frederico II e José Mauricio Nunes Garcia. “O CD foi gravado durante o 26º Festival de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga, de Juiz de Fora, quando a OBA foi a orquestra residente do festival”, explica o maestro da OBA, Márcio Páscoa.

    @kleiton.renzo

    Desde o mês de outubro, a OBA realiza mensalmente concertos na Academia Amazonense de Letras cujo objetivo é investir na formação e qualificação de público, assim como apresentar autores e repertórios pouco conhecidos ou quase desconhecidos. Nesta última do ano, o programa será dedicado às Sinfonias. “O programa mostra como o gênero sinfônico atravessou o século18, saindo de padrões barrocos até se fixar no Classicismo vienense. A execução das obras será intercalada com explicações didáticas, por membros do Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA”, explica Páscoa.

    Sobre a OBA – A Orquestra Barroca do Amazonas surgiu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e começou as atividades em 2009. Ela é parte das atividades desenvolvidas no Laboratório de Musicologia e História Cultural (grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPQ e certificado pela UEA) do qual tomam parte ainda mais cinco docentes e 10 discentes de mestrado e graduação.

    A OBA se apresenta com uma base de cordas (violinos, viola, violoncelos, contrabaixo), com flautas transversais e um rico naipe de instrumentos de baixo contínuo, composto de cravo, órgão, alaúde e guitarra barroca. O grupo já excursionou por dezenas de cidades do Brasil e do exterior (Itália, Portugal e Espanha) e já possui 4 CDs gravados. Sua existência trouxe patrocínios e parcerias importantes para a UEA, como Petrobras, Eletrobras, Sesc e Fapeam, além de movimentar convênios com universidades do Brasil e do exterior.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Governo recorre à Justiça e mantém Passe Livre Estudantil para estudantes da rede estadual

    Fuga de Lula: Quando o Amor pelo Bumbá Vira Tendência nas Ruas

    Bastidores: Braga pressiona David Almeida a recuar apoio a Rotta

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok