A gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), apontada por ele mesmo como uma das melhores do país, acaba de ser contestada por um estudo que classifica a capital amazonense entre as piores do Brasil. De acordo com o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), divulgado pela Folha de São Paulo, em parceria com o Datafolha, Manaus ocupa a preocupante 4.778ª posição entre 5.276 cidades avaliadas, sendo a 23ª entre as 26 capitais do país.
Veja também: TCE suspende concursos da Câmara Municipal de Manaus
A ferramenta criada pela Folha e pelo Datafolha avalia o quanto as prefeituras conseguem entregar de serviços básicos, como saúde, educação e saneamento, utilizando menos recursos financeiros. Ao contrário do discurso de Almeida, que costuma destacar os avanços de sua gestão nesses setores – com a capital como a melhor saúde, melhor educação e melho transporte público-, os dados revelam uma realidade preocupante, com Manaus classificada na faixa de “pouca eficiência” em educação e saúde, e na de “ineficiente” em termos de receita.
Manaus entre as piores do Brasil
Manaus, que obteve a nota de 0,44, aparece em uma posição muito inferior no ranking, ficando atrás de diversas cidades do interior do estado do Amazonas, ocupando apenas o 30º lugar no ranking estadual.
Veja também: TRE manda suspender mascote e perfis de redes sociais de David Almeida por irregularidades
O ranking, que cobre 95% dos municípios brasileiros, considera aspectos fundamentais da gestão pública, como a receita per capita de cada cidade, e revela que apenas 3% das cidades avaliadas podem ser consideradas “eficientes”.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO RADAR AMAZÔNICO NO LINK.