Em meio a discussões sobre o fim da escala de trabalho 6×1-que voltou a ser discutida no Congresso Nacional após a apresentação de uma PEC de autoria da deputada Érica Hilton – os vereadores de Manaus protagonizaram nesta quarta-feira (13) uma cena que levanta questões sobre o assunto. Mesmo com uma escala de trabalho bem menor que a da maioria dos trabalhadores brasileiros, dezenas de parlamentares faltaram a sessão ordinária desta quarta feira (13) que foi cancelada por falta de quórum – quantidade mínima de vereadores presentes para início da sessão.
Segundo o regimento interno da CMM, os vereadores precisam comparecer em ao menos três sessões por semana, que ocorrem de segunda a quarta-feira, geralmente de 09h às 11h. Para a sessão iniciar, ao menos um terço, ou seja, 14 dos 41 vereadores precisam estar presentes na Casa Legislativa. No entanto, de acordo com o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) apenas 10 vereadores foram trabalhar nesta quarta-feira.
“Temos aqui uma quantidade insuficiente e não vai ter sessão hoje por falta de quorum Acaba de ser encerrada pelo presidente. Aí não dá pra gente aceitar”, desabafou o parlamentar.
Leia Mais: Fotógrafos do AM são vítimas de golpe envolvendo compra de equipamentos audiovisuais
A transmissão da sessão pela TV Câmara teve apenas três minutos de duração e somente uma imagem estática foi exibida.
De acordo com o Sistema de Apoio Legislativo (SAPI) da CMM, os 10 vereadores que estiveram presentes nesta sessão foram: Caio André (União), Diego Afonso (União), Gloria Carrate (PSB), Isaac Tayah (MDB), Jaildo Oliveira (PV), Marcelo Serafim (PSB), Márcio Tavares (Republicanos), Professor Samuel (PSD), Rodrigo Guedes (Progressistas) e Sassa da Construção Civil (PT).
VIA RADAR AMAZÔNICO