Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Brasil»STF conclui nesta segunda (2) depoimentos do “núcleo 1” da trama golpista
    STF
    Senador Rogério Marinho presta depoimento como última testemunha de defesa no STF em ação que apura tentativa de golpe liderada por Bolsonaro. (Rosinei Coutinho/STF)
    Brasil

    STF conclui nesta segunda (2) depoimentos do “núcleo 1” da trama golpista

    2 de junho de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ouve, nesta segunda-feira (2), a última testemunha de defesa do “núcleo 1” da ação penal que apura suposta tentativa de golpe de Estado. Trata-se do senador Rogério Marinho (PL-RN), que foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro (PL).

    Até agora, 51 pessoas foram ouvidas. Com essa oitiva de Marinho, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, deve pedir que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e as defesas informem se querem produção de novas provas e diligências para esclarecer os fatos.

    @kleiton.renzo

    Os advogados podem requerer perícias e acareações, por exemplo. Os pedidos devem ser feitos em até 5 dias. Logo após essa etapa, os ministros poderão iniciar os interrogatórios dos réus.

    Bolsonaro é acusado de liderar uma organização criminosa que teria atuado para manter de forma ilegal o ex-presidente no poder mesmo após as eleições de 2022.

    Veja também: Bônus para catadores impede que plásticos poluam rios da Amazônia

    O grupo responde por cinco crimes, entre eles golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

    A maioria das testemunhas arroladas pelo ex-presidente relatou que Bolsonaro estava abatido pela derrota nas eleições, mas disposto a entregar o governo.

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS); e o senador e ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI), por exemplo, apresentaram versões semelhantes sobre Bolsonaro.

    Eles destacaram o estado emocional e físico do ex-presidente após o pleito de 2022, descrevendo-o como “triste”, “abatido” ou “resignado”. Negaram qualquer cogitação ou discussão sobre ruptura institucional e afirmaram que Bolsonaro se prontificou imediatamente a iniciar a transição de governo.

    Na primeira semana de depoimentos, entretanto, duas testemunhas de Bolsonaro — que também foram arroladas como depoentes de acusação pela Procuradoria-Geral da República — confirmaram que o ex-presidente estudou medidas de exceção e discutiu uma minuta para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Os ex-comandantes Freire Gomes e Baptista Júnior relataram reuniões nas quais foram apresentados estudos para a possível decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ou de um estado de defesa. Em uma dessas reuniões, a prisão do ministro Alexandre de Moraes chegou a ser cogitada, segundo os depoimentos.

    Durante depoimento na quinta-feira (29), o ex-advogado-geral da União Bruno Bianco afirmou que Bolsonaro o questionou se “algo poderia ser feito na via jurídica” a respeito do resultado das eleições durante reunião.

    Segundo ele, na ocasião, também estavam presentes os três comandantes das Forças Armadas e o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

    VIA CNN BRASIL

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Inscrições abertas para mestrado e doutorado de Enfermagem em Saúde Pública da UEA

    Justiça manda soltar guardas municipais acusados de tortura contra morador de rua em Manaus

    Brasil negociará como país soberano, diz Lula ao New York Times

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.