| DO RDA – KLEITON RENZO
O prefeito reeleito Tico Braz (União Brasil), deu um jeito de escapar da vedação eleitoral e colocou o seu sobrinho para concorrer nas eleições. Matulinho Braz (União Brasil), sobrinho do prefeito, disputa contra Franciomar Carvalho (MDB) a Prefeitura de Caapiranga.
Leia mais: Juiz eleitoral manda candidata provar que não é nora do prefeito de Anamã
De acordo com a legislação eleitoral, “o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, não são elegíveis ao cargo de prefeito ou vice-prefeito, na mesma circunscrição, ainda que haja renúncia do atual mandatário quando reeleito”.

No caso de Caapiranga, Matulinho Braz é sobrinho, e portanto possui um vínculo de 3º grau de parentesco com Tico Braz, segundo entendimento da justiça eleitoral.
UNIÃO ESTÁVEL
Situação diversa ocorre no município de Anamã onde o atual prefeito reeleito, Chico do Belo (União Brasil), lançou candidata a prefeita a companheira do seu filho, Ruam Bastos, a vereadora Jéssica Conegundes.

O registro de candidatura de Jéssica foi questionada na 6ª Zona Eleitoral de Anamã pela coligação da candidata Kátia Dantas (MDB).
Leia Mais: MP denuncia Chico do Belo por esconder o que faz com dinheiro de Anamã
O juiz eleitoral Marco Aurélio Plazzi deu prazo de sete dias para que Jéssica Conegundes conteste as evidências de que mantém uma relação de união estável duradoura com o filho do prefeito, sob pena de ter o registro de candidatura impugnado.
Os prazos na Justiça Eleitoral são contados em dias corridos, e não em dias úteis, portanto, termina nesta quarta-feira (28) o prazo para Jéssica Conegundes apresentar defesa.
Comentei sobre isso lá no TikTok, confere o vídeo:
@kleiton.renzo Lembra da candidata Contol C + Control V de Anamã? Agora ela tem que provar pra Justiça Eleitoral que não é nora do prefeito. #amazonas #amazon #eleição2024 #comunicacaopolitica #comunicacion #cienciapolitica #eleições #opinião #politicaltiktok #anamã #Eleições