Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Brasil»Transparência Internacional critica falta de acesso a informações sobre Janja
    Janja
    Manifestação acontece após a recusa do governo Lula em responder a pedidos de informação feitos por veículos de comunicação e organizações civis. (Reprodução/Canal GOV)
    Brasil

    Transparência Internacional critica falta de acesso a informações sobre Janja

    28 de janeiro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Transparência Internacional Brasil manifestou sua preocupação com a ausência de informações públicas sobre a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, após a recusa do governo Lula em responder a pedidos de informação feitos por veículos de comunicação e organizações civis, como o blog da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e a ONG Fiquem Sabendo.

    Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional Brasil, destacou em suas redes sociais que Janja “está exercendo função pública”, o que, segundo ele, requer a devida formalização e publicidade das suas atividades.

    @kleiton.renzo

    O diretor da entidade afirmou que a falta de informações sobre a agenda e as responsabilidades da primeira-dama contraria princípios fundamentais da administração pública, como a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesse. Ele argumentou que a informalidade em torno do papel de Janja torna a situação ainda mais preocupante.

    Veja também: Burnout Invisível: Os sinais que passam despercebidos

    A coluna de Malu Gaspar afirmou que, em dezembro do ano passado, solicitou à Presidência da República a agenda de compromissos de Janja, incluindo detalhes sobre eventos e atas de reuniões. No entanto, a Casa Civil negou o pedido, alegando que a primeira-dama não ocupa um cargo público. A negativa gerou um recurso por parte do blog, que ainda aguarda uma resposta oficial.

    Em março e abril de 2024, a ONG Fiquem Sabendo já havia solicitado informações detalhadas sobre a agenda de Janja, além de dados sobre sua equipe de apoio. Na época, a Casa Civil também se recusou a fornecer essas informações, reiterando a posição de que a primeira-dama não tem obrigações de divulgação pública, dada a sua condição não oficial.

    VIA INFOMONEY

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Governo recorre à Justiça e mantém Passe Livre Estudantil para estudantes da rede estadual

    Fuga de Lula: Quando o Amor pelo Bumbá Vira Tendência nas Ruas

    STF faz audiência de conciliação sobre descontos irregulares no INSS

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok