Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Rede de Controle do AM cria site para facilitar denúncias
    Amazonas

    Rede de Controle do AM cria site para facilitar denúncias

    17 de maio de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Responsável pelo desencadeamento de várias operações no Estado, entre elas a “Maus Caminhos” e “Cauxi”, a Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas (Rede-AM) criou um canal, na internet, para estreitar laços com a sociedade, que ajudará no combate à corrupção e facilitará denúncias de possíveis irregularidades praticadas com as verbas públicas.

    Além de dar transparência às ações da própria Rede-AM e das ações de seus membros, por meio do endereço eletrônico criado (redecontrole.tce.am.gov.br) a população poderá ter acesso, em um só lugar, às principais ferramentas para fiscalizar a atuação dos gestores e a administração dos recursos.

    @kleiton.renzo

    O novo canal foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF-AM), que administra o site, e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação do (Ditin/TCE-AM). O portal da Rede de Controle, hospedado no domínio do TCE, oferece uma interface simples, que possibilita o acompanhamento das ações, decisões, manuais de atuação, além de estabelecer canais de denúncia e de veiculação de campanhas.

    Para conselheiro-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que colocou o Ditin à disposição do MPF para a criação portal, a abertura do novo canal, além de comemorar os dois anos de criação da Rede-AM, “demonstra a pré-disposição natural dos órgãos membros de Rede em ser transparentes em suas ações e de se aproximar da sociedade, sempre parceira nas ações de combate ao desvio de dinheiro público”.

    “Esperamos que, com essas ferramentas, a população se torne cada vez mais parceira da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, acompanhando a aplicação dos recursos públicos por meio do controle social e trazendo as denúncias aos órgãos de fiscalização”, afirmou o coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/AM e representante da instituição na Rede-AM, Alexandre Jabur.

    A rede e os membros

    Criada em abril de 2015 para articular ações contra desvios e mau uso de dinheiro público, a Rede-AM surgiu por sugestão do Ministério Público Federal de aprimorar e, sobretudo, integrar a atuação dos órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização da gestão pública no Estado.

    Atualmente, os órgãos que compõem a Rede-AM a Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE/AM), Controladoria-Geral do Município (CGM), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM),) Tribunal de Contas da União (TCU), Superintendência de Polícia Federal no Amazonas (SPF/AM) e Superintendência da Receita Federal do Brasil no Amazonas (SRF/AM), além do MPF e TCE-AM. Todos esses órgãos trocam informações entre si diariamente.

    Os órgãos promovem reuniões para a troca de informações e para a condução de casos que envolvem a atuação interinstitucional. Em parceria, eles promovem eventos de capacitação e ações coordenadas em temas relacionados ao aprimoramento da gestão pública e combate à corrupção.

    No Estado, a Rede de Controle contribuiu, por exemplo, com a realização de Operação “Cauxi”, desencadeada em 2015 em Iranduba, que que levou à prisão de 13 pessoas, entre elas o então prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, por desvio de R$ 56 milhões na Prefeitura do Iranduba; e a Operação “Maus Caminhos”, que desarticulou um esquema milionário na área de saúde no Estado.

    O site

    Acessando o site, o visitante irá se deparar com a aba “Fiscalize” e seção “Como fiscalizar os recursos públicos”, onde a Rede-AM disponibiliza um guia em três categorias: 1. Transparência de gastos públicos; 2. Combate à corrupção; e 3. Situação das empresas, que auxilia o cidadão a encontrar conteúdo de diversos órgãos públicos e privados, a fim de poder acompanhar a aplicação de recursos públicos nos Municípios, Estados e União, auxiliar no combate à corrupção e verificar a regularidade de empresas que prestam serviços ao Poder Público.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Travessia: turnê une Casa de Caba (AM) e Seu Pereira (PB) em conexão musical entre Norte e Nordeste

    Vereador de Manacapuru recebe R$ 11 mil em diárias mesmo afastado do cargo

    Senado aprova aumento de deputados e Amazonas ganha mais duas cadeiras na Câmara

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok