Moradores do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, irão contar com os serviços oferecidos pelo Programa Saúde Manaus Itinerante (PSMI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 13 deste mês. Uma Unidade Móvel irá realizar exames preventivos (Papanicolau), mamografia e ultrassonografia (abdominal total e superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide, mama e próstata via abdominal), no estacionamento do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), localizado na rua das Rosas.
Até a próxima quinta-feira, 5, outra unidade móvel continua com o atendimento na rua Vale do Sol, bairro Lírio do Vale I, zona Oeste. Até o dia 6, o atendimento móvel acontece no pátio da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Penetração, Grande Vitória, zona Leste. E até o dia 9, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua das Rosas com avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte.
Diariamente, são realizadas 20 mamografias, pela manhã, e 20 pela tarde, com início do atendimento às 8h e às 13h, respectivamente. Para realizar o exame é necessário apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso tenha até 39 anos de idade é obrigatório, também, levar a requisição médica.
Já as ultrassonografias são oferecidas 25 vagas em cada turno, sempre com início do atendimento às 8h e às 13h, mas somente pela manhã são realizados os exames de ultrassom abdominal total e abdominal superior. O usuário deve apresentar requisição médica, cartão do SUS, comprovante de endereço, RG e CPF para este tipo de exame. A partir dos 40 anos, a mulher deve apresentar, ainda, a última mamografia para fazer o ultrassom nas mamas.
“Na próxima semana devemos divulgar os novos bairros em que ficarão localizadas para os atendimentos à população com as Unidades Móveis de Saúde Odontológicas e Médico-Laboratoriais, uma vez que durante esta semana os veículos passam por manutenção preventiva”, informou o chefe da Divisão Técnica do PSMI, Márcio Martins.
Fotos: Divulgação / Semsa