| DO RDA – BRUNO PACHECO
Para tentar se sustentar como candidata à prefeita de Anamã (a 162 quilômetros de Manaus), Jéssica Conegundes (UB) afirmou à Justiça Eleitoral que o namorado Ruam Bastos, filho do prefeito Chico do Belo, tem até um filho com outra mulher “com quem mantém relação marital em Manaus”. A alegação consta no documento apresentado à 6ª Zona Eleitoral do Amazonas nessa segunda-feira, 16, para derrubar a impugnação do registro de candidatura deferida pelo Marco Aurélio Plazzi Palis.
Segundo o documento obtido com exclusividade pelo RDA, entre as alegações apresentadas no recurso, a defesa de Jéssica cita que testemunhas trouxeram à tona informações de Ruam possui outros relacionamentos e que considera Jéssica apenas como “ficante”.
Ainda conforme o documento, Ruam possui pelo menos uma mulher com quem se relaciona de forma marital, em Manaus, com quem tem a criança. O nome da mulher não foi divulgado. A defesa de Jéssica, contudo, informa no recurso que o filho de Ruam está registrado com o nome do pai, de quem recebe todo apoio material e afetivo.
“[…] a recorrente, a par de ter ficado extremamente ofendida e humilhada, procurou obter informações, até mesmo, na ilusão de que não fosse verdade. Infelizmente, contudo, a recorrente tomou conhecimento que efetivamente, contudo, a recorrente tomou conhecimento que efetivamente existe pelo menos uma mulher com quem Ruam se relaciona de forma marital, em Manaus, havendo inclusive um filho”, diz a defesa de Jéssica.
De acordo com a defesa da candidata, para fazer prova da inexistência da “união estável” e agora “nem mesmo de namoro”, Jéssica Conegundes vai juntar o registro de nascimento da criança e outras provas capazes de demonstrar a convivência de Ruam com outra pessoa.
Candidatura
Mesmo com o fim do prazo da Justiça Eleitoral para pedir substituição de candidaturas para eleições 2024 e com a impugnação do Jéssica Conegundes (UB) à Prefeitura de Anamã (a 162 quilômetros de Manaus), o grupo do atual prefeito Chico do Belo insiste em lançar a vereadora na disputa pelo Executivo municipal.
Segundo o calendário eleitoral, os partidos, federações ou coligações tinham até essa segunda-feira, 16, para pedir substituição de candidatura aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Anamã, o grupo de Chico do Belo e Jéssica Conegundes não lançou outro nome para concorrer ao pleito deste ano.
Veja também: Impugnada: Juiz eleitoral reconhece união estável de 11 anos entre Jéssica Conegundes e o filho do prefeito de Anamã
De acordo com o sistema eletrônico do TSE para divulgação de candidaturas e contas, Jéssica aparece ainda como ‘concorrendo’, mas com situação de indeferimento em prazo recursal ou com recurso. Ou seja, com recurso já em andamento.
Pedido
Para derrubar a decisão de primeira instância e se manter na disputa, no recurso apresentado à Justiça Eleitoral nessa segunda-feira, a defesa de Jéssica pediu para que a sentença, que julgou procedente a impugnação dela por reconhecer configurada a inelegibilidade por parentesco, seja reformada por não comprovar a união estável de Jéssica entre Ruam Bastos, filho do prefeito Chico do Belo.
No documento, a defesa de Jéssica disse que as imagens em que ela aparece com Ruam Bastos, cujas fotos foram publicadas nas redes sociais indicando relacionamento um amoroso entre eles, “retratam nada mais que a vida comum de um casal de namorados” e que “nenhuma outra prova foi apresentada, sequer testemunhal”.
“Tem-se que o arcabouço probatório considerado para entender configurada a união estável é altamente questionável, razão porque a recorrente insiste na impossibilidade de considerar as testemunhas apresentadas a destempo e, também, na inadmissibilidade de realizar interpretação extensiva da união estável para reconhecer a inelegibilidade”, diz a defesa, em trecho do recurso.
O caso tomou novo rumo com as informações de que Ruam teria outra mulher e até mesmo um filho, devidamente registrado, em Manaus.
Outro lado
O RDA entrou em contato com a coordenação de campanha de Jéssica Conegundes e questionou se o grupo político pretende lançar novo nome para apoiar à prefeitura ou se existe recurso apresentado para que a candidata continue a campanha eleitoral para prefeita.
A reportagem também entrou em contato com a defesa de Jéssica Conegundes e solicitou informações sobre os próximos passos caso o processo seja mantido com o indeferimento do registro de candidatura dela.
Por meio de um áudio, a defesa da candidata informou que está solicitando segredo de Justiça no processo e que considerada a matéria antiética. A defesa continua afirmando que irá procurar as medidas cabíveis com relação a quem continuar publicando sobre o caso.
Escute a resposta da defesa:
Confira o recurso na íntegra: