Com apoio de senadores lulistas, o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), é o que registra maior índice de rejeição na corrida para a Prefeitura de Manaus, nas eleições de 2024. De acordo com a pesquisa do Instituto Pontual divulgada nesta sexta-feira (13), Almeida aparece com 22% de manifestações ente os eleitores como aquele em quem não votaram jamais.
O candidato recebeu apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) no pleito, que mantém forte interlocução com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Filiados a partidos de centro-direita, os parlamentares apoiaram Lula nas eleições presidenciais de 2022 e apoiam Almeida, que foi apoiador de Jair Bolsonaro (PL), nas eleições municipais deste ano.
A rejeição pode ser explicada pelo fato de Manaus ser considerada um dos principais redutos eleitorais de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, que recebeu 692.580 votos na últimas eleições, o equivalente a 61,28% do total da cidade. O petista Lula foi a escolha de 38,72% dos eleitores e recebeu 437.691 votos.
Leia mais: Crime eleitoral: justiça condena David Almeida a pagar R$ 50 mil e confirma pedido de votos em convenção no Via Torres
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024, coletou as intenções de votos de mais de mil pessoas, no período de 9 a 12 de setembro, em Manaus. As entrevistas foram feitas de forma presencial, em 63 bairros da capital amazonense. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 31 de outubro de 2023, de forma híbrida, com entrevistas por telefone e de maneira domiciliar.
Leia mais: Impugnada: Juiz eleitoral reconhece união estável de 11 anos entre Jéssica Conegundes e o filho do prefeito de Anamã
Do total da porcentagem, 1,6% se identificava com a extrema direita e 29,5% se intitulava da direita. Quanto à centro-direita, foram 9,7% dos entrevistados.