Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Destaque»‘Suframa tem que deixar de ser um puxadinho, como no governo passado’, afirma Pauderney
    Deputado Federal, Pauderney Avelino
    Destaque

    ‘Suframa tem que deixar de ser um puxadinho, como no governo passado’, afirma Pauderney

    30 de abril de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Manaus (AM) – O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), Pauderney Avelino, afirmou que a nova direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) deve fortalecer a autarquia e resgatá-la da condição de “puxadinho” do governo federal, como ocorreu no mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    “A Suframa tem que deixar de ser o puxadinho que foi no governo passado. O (ex) Ministro da Economia (Paulo Guedes) deixou de dar a importância que a Zona Franca de Manaus tem, e passamos a ser um apêndice muito pequeno do órgão”, declarou Pauderney, antes da apresentação dos projetos aprovados pela Comissão de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), à qual a Sedecti é vinculada, nessa quarta-feira (26).

    A declaração reforça o posicionamento do ex-parlamentar contra o principal polo de representação da direita no Brasil, do qual participou ativamente. Em 2018, quando exercia o cargo de deputado federal pelo DEM-AM, Pauderney coordenou negociações para subsidiar o projeto de mudança na Previdência, defendida pelo então recém-eleito presidente. Ele era o responsável pela apresentação das propostas elaboradas na Câmara e no Senado a Bolsonaro e a Onyx Lorenzoni, escalado para a chefia da Casa Civil.

    @kleiton.renzo

    Leia mais: David Almeida destaca ZFM para preservação da floresta amazônica em reunião com Alckmin

    Em discurso proferido na Câmara dos Deputados, em 6 de novembro daquele ano, Pauderney saudou a vitória de Bolsonaro nas urnas, cuja função, já naquele período pós-eleições, teria sido a de eliminar a “herança maldita, que ainda virá perdurarem (sic), por muito tempo, os seus efeitos nefastos da política, da economia e dos maus costumes. Mas tenho certeza de que vamos entrar em um novo tempo, em um novo momento”. Tratava-se de uma óbvia referência ao PT, partido ao qual marcou oposição histórica.

    Clamor às lideranças

    A sequência de decretos assinados por Bolsonaro e Guedes que estabeleciam a redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no entanto, marcou a mudança de posicionamento de Pauderney em relação ao governo.

    Em vídeo publicado nas redes sociais, ele clamou às lideranças que “o Brasil precisa da indústria. Os senhores não podem matar a indústria com argumentos, pueris ou politiqueiros. O Brasil é maior, o Amazonas é maior, e precisa da Zona Franca de Manaus. Revoguem este decreto”.

    Pauderney considerou acertada a escolha da bancada amazonense no Congresso para a nova liderança da Suframa. “O Bosco é um político experiente, tenho certeza de que vai se cercar de técnicos competentes, como a Ana Maria (Sousa), secretária executiva (da Suframa). Tem outros técnicos igualmente experientes, como o Marcelo Pereira, que atuava como superintendente interino”, avaliou. “Acho que, agora, temos condições de buscar fortalecer a Suframa, o Polo Industrial de Manaus e a legislação da Zona Franca”.

    Via Agência AM1

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Travessia expande fronteiras: após turnê pelo Nordeste, Casa de Caba anuncia dois shows em São Paulo

    “Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica

    PL critica operação da PF e classifica como “desproporcional” decisão contra Bolsonaro

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.