O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Eduardo Alfaia (Avante), foi recebido na Igreja Madureira, de Manaus, para um evento de apoio à sua candidatura durante evento do Congresso Mundial de Jovens e Adolescentes das Assembleias de Deus Madureira (Conjadem 2024). A ação é vedada por legislação eleitoral, que classifica esse tipo de atividade como abuso de poder religioso.
O evento foi comandado pelo pastor Adeilson Sales, que liderou o culto/comício para pedir votos pra a reeleição do vereador Eduardo Alfaia, que por acaso é vice-presidente do Ministério de Madureira no Estado. “É ele, pastor Eduardo Alfaia, vereador reeleito nessa cidade, uma das maiores votações que ele já teve na história, posso contar com vocês, senhores jovens? Olha só, vocês são tudo obedientes, apontem para quem está do seu lado. Nem ouse pensar em outro, é trair a sua igreja. É ele, é ele, é ele, é ele, é ele…”
Leia mais: David Almeida dispensou licitação de R$ 5 bilhões quando foi governador
Um painel foi instalado em frente do auditório onde o culto/comício, inclusive, com os jovens recendo pulseiras com o vereador Eduardo Alfaia.
Leia mais: Ex-prefeito de Apuí muda de cor no TSE de olho na verba eleitoral para voltar ao cargo
A Lei Eleitoral proíbe a realização de propaganda em locais de uso comum, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles, estão igrejas, terreiros e templos. Segundo o artigo 37 da lei 9.504/97, também não é permitido pedir votos em lojas, ginásios, estádios e clubes.